Nomes consagrados do gênero falarão sobre suas obras e os desafios de registrar o mar
No sábado, 4 de junho, a Marina Week – a Semana do Mar em São Paulo promoverá um encontro de documentaristas. Será uma oportunidade única para os amantes do oceano e do audiovisual entrarem em contato com os diversos profissionais desse gênero artístico.
Divididos em dois grupos, os documentaristas irão se reunir em rodas de conversa para apresentar trechos de seus filmes e discutir seu trabalho, trajetória profissional, ligação com o mar e responder a uma questão principal: como as mídias audiovisuais podem dar mais destaque para o oceano e suas temáticas, colaborando para consolidar uma cultura oceânica no Brasil?
O primeiro grupo, que começará sua conversa às 14h, será integrado por David Schurmann, diretor premiado de cinema (O pequeno segredo, 2016) e documentarista desde jovem, quando começou a filmar a Expedição 10 Anos ao Mar de sua família; Lawrence Whaba, mergulhador e autor de diversos filmes sobre a natureza, como Antártica: O continente gelado com Amyr Klink (2004); Bhig Villas Boas, diretor de filmes sobre a cultura indígena e a conservação dos mares, como Feito torto para ficar direito (2015); e Ricardo Gomes, biólogo, mergulhador, documentarista apaixonado por ecossistemas submersos e autor de Mar Urbano (2014).
Já a conversa do segundo grupo começará às 16h, e será composta por: Cristian Dimitrius, aventureiro, fotógrafo e documentarista conhecido pelo quadro Domingão Aventura (2001-2014) e pela série América Indomável (2012); João Lara Mesquita, jornalista, velejador e autor de O Resgate do Mar Sem Fim (2019), sobre a recuperação do Mar Sem Fim, seu barco naufragado; Pedro Saad, cineasta conhecido pelo drama O matador (2017) e o documentário Megatendências: desenvolvimento sustentável para cidades (2019); e a diretora Lygia Barbosa e o fotógrafo Luciano Candisani, autores do documentário Haenyeo, a Força do Mar (2021), sobre mergulhadoras sul coreanas que enfrentam as profundezas para sustentar a família.
A entrada é gratuita, condicionada à lotação de 140 lugares no auditório do Anexo dos Congressistas, no Memorial da América Latina. Não perca essa oportunidade e venha explorar o oceano através da lente do cinema!