Encontro com documentaristas de oceano

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Nomes consagrados do gênero falarão sobre suas obras e os desafios de registrar o mar

Os documentaristas participarão de dois grupos de conversa, começando às 14h e 16h. Crédito: Pxhere

No sábado, 4 de junho, a Marina Week – a Semana do Mar em São Paulo promoverá um encontro de documentaristas. Será uma oportunidade única para os amantes do oceano e do audiovisual entrarem em contato com os diversos profissionais desse gênero artístico. 

Divididos em dois grupos, os documentaristas irão se reunir em rodas de conversa para apresentar trechos de seus filmes e discutir seu trabalho, trajetória profissional, ligação com o mar e responder a uma questão principal: como as mídias audiovisuais podem dar mais destaque para o oceano e suas temáticas, colaborando para consolidar uma cultura oceânica no Brasil?

O primeiro grupo, que começará sua conversa às 14h, será integrado por David Schurmann, diretor premiado de cinema (O pequeno segredo, 2016) e documentarista desde jovem, quando começou a filmar a Expedição 10 Anos ao Mar de sua família; Lawrence Whaba, mergulhador e autor de diversos filmes sobre a natureza, como Antártica: O continente gelado com Amyr Klink (2004); Bhig Villas Boas, diretor de filmes sobre a cultura indígena e a conservação dos mares, como Feito torto para ficar direito (2015); e Ricardo Gomes, biólogo, mergulhador, documentarista apaixonado por ecossistemas submersos e autor de Mar Urbano (2014).

Já a conversa do segundo grupo começará às 16h, e será composta por: Cristian Dimitrius, aventureiro, fotógrafo e documentarista conhecido pelo quadro Domingão Aventura (2001-2014) e pela série América Indomável (2012); João Lara Mesquita, jornalista, velejador e autor de O Resgate do Mar Sem Fim (2019), sobre a recuperação do Mar Sem Fim, seu barco naufragado; Pedro Saad, cineasta conhecido pelo drama O matador (2017) e o documentário Megatendências: desenvolvimento sustentável para cidades (2019); e a diretora Lygia Barbosa e o fotógrafo Luciano Candisani, autores do documentário Haenyeo, a Força do Mar (2021), sobre mergulhadoras sul coreanas que enfrentam as profundezas para sustentar a família. 

A entrada é gratuita, condicionada à lotação de 140 lugares no auditório do Anexo dos Congressistas, no Memorial da América Latina. Não perca essa oportunidade e venha explorar o oceano através da lente do cinema!

Receba a nossa newsletter

enviaremos todas as informações em seu e-mail

Descubra mais...