Avaliando o maior derrame que já atingiu nosso litoral

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Em 2019 um gigantesco derramamento de óleo atingiu o litoral nordestino. O óleo alcançou mais de mil localidades espalhadas ao longo de 3 mil quilômetros de costa. À reação lenta do governo no combate ao desastre somou-se uma atuação pouco incisive por parte da imprensa, Hoje, decorridos 18 meses, ainda não se sabe quem foi o responsável pelo derramamento e, portanto, ninguém foi responsabilizado. Mas já podemos ter uma ideia melhor das consequências,

Centenas de milhares de pessoas cujo sustento dependia de atividades ligadas ao litoral foram prejudicadas, Só entre o segmento dos pescadores artesanais, estima-se que o total tenha chegado aos 300 mil. Além das praias o oleo atingiu mangues, estuários, animais marinhos, recifes de coral e animais, destruindo fauna e flora do ambiente marinho e costeiro nessas areas.

E a própria população da região sentiu literalmente na pele os efeitos do derramamento de óleo, pois muitos habitantes das areas afetadas participaram de ações de limpeza das praias sem equipamentos de proteção individual (EPI), e acabaram expostos à toxicidade do petróleo.

Comentários

Receba a nossa newsletter

enviaremos todas as informações em seu e-mail

Descubra mais...